Saúde e Bem Estar - Clinica Médica e Dentária Acúcio, Lda

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dado o crescente interesse e eficácia comprovada dos serviços de sáude e bem estar, disponibilizamos nesta área consultas e tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa, prestada por especialista na área.
A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa  é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história
A MTC é utilizada principalmente com carácter complementar - e não substitutivo - à medicina alopática. .

Nesta disciplina efectuam-se tratamentos em diversas áreas a saber:
Acupunctura:

Acupunctura consiste na inserção de agulhas finas em certos pontos do corpo...
Quer dizer não é assim tão simples! Desde há cerca de 4000 anos para cá que a acupunctura se vem aperfeiçoando, desde a era primitiva chinesa, onde se utilizavam instrumentos feitos de pedra (Pedras Bian), com diferentes formatos e modos de aplicação, a começar pelos mais cilíndricos usados para massajar, até aos mais afiados e finos para inserção.
Cerca de 2000 anos mais tarde o material usado viriam a ser ossos, e não muito tempo depois começaram a aparecer as primeiras agulhas de metal. A publicação do livro Huang Di Nei Jing 200a.C. estabeleceu os princípios básicos da teoria de acupunctura e o livro Zhen Jiu Jia Yi Jing ("O ABC, Clássico de Acupunctura e Moxabustão") escrito cerca de 400d.C., estabeleceu as primeiras categorias de pontos, o seu nome e definição, tal como localização e técnicas de inserção apropriadas para 349 pontos, e a utilização dos mesmos em várias doenças e especialidades (Medicina Interna).
Actualmente o mecanismo da acupunctura apesar de estar em constante evolução, está bastante bem definido e com princípios uniformes. São utilizadas agulhas de aço inoxidável que permitem a agulha ser fina, resistente e flexível, e também para o uso combinado com moxabustão, não aquecendo ao ponto de queimar. Os pontos são seleccionados de acordo com cada caso, com base na diferenciação de síndromes que resulta do diagnóstico, sendo utilizados os Jing(via) Luo(rede), que são os meridianos e as suas ramificações.
Os meridianos que ligam órgãos e membros, ligam a cabeça aos pés, e ligam o interno ao externo, regulando o funcionamento do corpo contêm os pontos de acupunctura, os quais têm funções próprias, atribuídas através da repetição clínica de tratamentos e verificação da sua eficácia. Desta forma é possível aos especialistas de acordo com a região afectada de cada um, seleccionar um conjunto de pontos adequado a cada fase da doença, de acordo com os sinais sintomas
Em 1979 a Organização Mundial de Saúde, reconheceu pela primeira vez a eficácia da acupunctura, no tratamento de doenças do sistema respiratório, desordens da visão, doenças ortopédicas, problemas gastro-intestinais, e distúrbios neurológicos.
Actualmente está oficialmente indicada para 107 problemas de saúde pela Organização Mundial de Saúde. A acupunctura é praticada no mundo inteiro, e tem conquistado cada vez mais utentes também em Portugal.
A simples inserção da agulha poderá ser indolor ou não, dependendo da condição do utente, e também dependendo da quantidade de estimulação necessária para regular as funções dos órgãos afectados, estes e muitos outros factores mais técnicos, fazem com que a acupunctura, não seja apenas a simples inserção de agulhas finas em certos pontos do corpo.



Moxabustão (灸):

Moxabustão é uma técnica de MTC, onde se utiliza um preparado de artemísia que é acendido, e utilizado para aquecer determinada área do CorpoHumano.
A técnica é aplicada quando existem bloqueios na normal circulação, ou problemas causados por exposição ao frio, vento e humidade. Também é utilizada para nutrir o corpo ou os músculos e tendões.

Ex.: Dor articular, Dor lombar, fraqueza muscular, debilidade física.

Tui Na:

O termo “tuina” significa “empurrar e agarrar”. A massagem tuina é uma técnica específica da MTC, e não se confunde com a massagem comum, só é executada depois de um diagnóstico.
Utiliza-se para tratar dor, ou fraqueza, e normalmente tem a duração de 45 minutos, após um diagnóstico que na primeira vez será mais demorado.

Ex.: dor dorsal, dor lombar, tensão muscular.


Fitoterapia:

É a área da Medicina Tradicional Chinesa que enquadra o uso de matérias médicas, tal como as suas acções e indicações.
Inclui matéria de origem vegetal na sua maioria mas também animal, e é utilizada há milhares de anos para o tratamento de enfermidades."

Dietética:

É a especialidade contemplada na Medicina Tradicional Chinesa que se refere há alimentação.
É usada pelos especialistas de MTC para uma adaptação alimentar caso a caso, consoante o problema de saúde, ou predisposições do organismo de cada paciente.

Classifica os alimentos de forma bastante semelhante há Fitoterapia, dividindo os mesmo em categorias, e acções e indicações que têm no corpo humano."

 
Copyright 2016. Todos os direitos reservados.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal