Dentisteria Estética
É o ramo da medicina dentária que trata da recuperação dos dentes com alteração da forma, estética e funcão.
Esta área também faz o clareamento dentário, com uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas O seu principal foco é a eliminação da cárie seguida da restauração estética funcional, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, para além do mastigatório.
A restauração estética pode ser direta ou indireta. Na restauração direta a resina restauradora é aplicada diretamente no dente restabelecendo a forma, função e estética dentária. A restauração indireta em cerâmica (inlay e onlay) é feita em laboratório de prótese e posteriormente é cimentada no dente. É muito utilizada quando as restaurações são extensas ou locais sujeitos a grande força mecânica. Nos dentes anteriores onde o força mastigatória não é tão pronunciada e a estética é de extrema relevância utliza-se facetas restauradoras em cerâmica.
Branqueamento Dentário
Trata-se de uma técnica que sem desgastar os dentes, torna-os mais claros. Isto acontece devido a um processo de oxidação dos pigmentos, alterando a cor do esmalte e atenuando a cor da destina é utilizado um gel de peróxido de carbamida de acesso exclusivo a profissionais. Atualmente existe duas técnicas:
- Convencionalcom moldeira individual com aplicação do gel branqueados dentro da mesma e faz-se em casa, por um período de tempo de 3 a 5 dias.
- Branqueamento a laser, realizado dentro do consultório leva por volta 30 a 50 minutos. Mais agressivo e menos duradouro.
Há que referir que ambas as técnicas dão sensibilidade dentária durante os primeiros dias. A ingestão ou exposição dos dentes a alimentos ou agentes que libertam cores intensas podem manchar os dentes, exemplo frutos silvestres, cereja, café, tabaco entre outros.


